domingo, 5 de abril de 2020

Adolescente-a-jogar-fortnite-ês

Estava no computador, a trabalhar e a ouvir o meu filho adolescente a jogar Fortnite com os amigos. Então decidi interromper o trabalho por um pouco para dar nota que, nesta quarentena, estou a aproveitar para me cultivar e aprender uma nova Língua, que se deve chamar qualquer coisa como adolescente-a-jogar-fortnite-ês. Antes de mais, aprendi que, neste jogo, todos se chamam “Zé”, ou “Mano”, ou “Puto”. Em momentos de desespero é “Puuuuuto” (com uma voz ligeiramente esganiçada). E, como sou uma boa aprendiz, já sei articular algumas frases deste novo dialeto. São elas:

- Mano, quando estás a fightar, não uses só a shotgun.
- Tens quantas kills?
- Zé! - eles são vários, mas na verdade também pode ser o Mano de há pouco - Estou a soro!
- Puto! Estou todo légado!!!
- Maaaaano, levei uma snaipada!
- Ahhhhh, estou a zero de viiiida!
E quando os companheiros de jogo adotam todos o mesmo nome,
- Putos, baza jogar squads?

Seja lá o que isso for... 

Entretanto, descobri que esta linguagem pode dar azo a más interpretações porque, a certa altura do jogo, ouvi-o comentar, com alguma desilusão na voz: 
- Mano, já sei porque é que eu morri... porque léguei!
Ora, fazendo o exercício de ler o comentário do rapaz em voz alta, facilmente se percebe a dúvida. Exato... foi isso mesmo que eu percebi. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Plano de fuga

Estou desconfiada de que os meus gatos estão fartos de companhia 24/24 e que andam a planear uma fuga de casa, começando pelo apuramento da...